terça-feira, 28 de julho de 2015

Projeto Mimicando na Estrada - FUNARTE


No início do ano nós saímos em circulação com nosso tão sonhado e esperado projeto Mimicando na Estrada, contemplado pelo edital Artes na Rua (Circo, Teatro e Dança) 2013, da Funarte. Através deste circuito nós viajamos por oito cidades do nosso estado, levando o espetáculo "FRITZ" e um Workshop Demonstrativo sobre o processo de Criação Cênica para centenas de pessoas. Essa foi a forma que encontramos para comemorar os 20 anos de existência do personagem Fritz: circulando com ele!

Foram 30 dias de circuito, 8 cidades visitadas, 9 apresentações e 7 edições do workshop. Todas atividades gratuitamente oferecidas para as comunidades. O circuito começou em Gramado, passou por Canela, Caxias do Su, Alvorada, Canoas, Gravataí, Viamão e, para finalizar, Porto Alegre.

Preparamos alguns dos melhores momentos para vocês curtirem um pouco do nosso projeto.

GRAMADO

Nossa primeira parada foi em Gramado, com uma apresentação no Lago Negro. Depois ainda estivemos realizando uma edição do workshop no Espaço Atelier, junto ao Centro Municipal de Cultura, no dia 14 de janeiro, pela tarde. Para fechar com chave de ouro as atividades na nossa cidade, apresentamos "FRITZ" no dia 16 de janeiro, às 18h, na Rua Coberta.

Divulgação

                    Crédito: Roberto Caruso

                   Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso

Nossa segunda parada foi na cidade vizinha


CANELA 

Nossa segunda parada foi na cidade vizinha, Canela! Foi num sábado de céu aberto que programamos uma apresentação de “FRITZ” para às 16h e, logo em seguida, um workshop sobre o processo de criação cênica, às 17h30min, no espaço cultural Nydia Guimarães, junto à Fundação Cultural de Canela.




Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação


CAXIAS DO SUL

O projeto Mimicando na Estrada foi dividido em duas etapas,  a primeira Serra e a segunda Região Metropolitana. Hoje chegamos na última cidade da primeira etapa: Caxias do Sul!

Lá contamos com um super apoio do Grupo Ueba –Produtos Notáveis, uma grande parceria que foi estabelecida no projeto. Em Caxias do Sul a apresentação estava agendada para dia 12 de janeiro, às 17h. Ficamos até o último minuto aguardando o tempo estabilizar, pois estava apontando para um chuva. Mesmo assim, com o céu escuro, iniciamos o espetáculo e, como um tom de sorte ou de boas energias, as primeiras gotas só começaram a surgir depois das palmas. 

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Nosso workshop em Caxias do Sul foi realizado na sede do Grupo Ueba, um grande moinho desativado de quatro andares que hoje abriga o grupo em suas dependências. Um espaço cultural de tirar o fôlego. Às 19h, começamos o workshop no último andar do Moinho da Cascata.

Divulgação



ALVORADA 

Seguimos nosso circuito agora para Alvorada! Levamos nosso “FRITZ” para a Praça João Goulart, no centro da cidade. De uma forma envergonhada e tímida as pessoas começaram a chegar, sentar-se nos bancos da praça e esperar às 17h chegarem e tudo começar. Alvorada foi uma cidade muito bacana de ir, por isso, deixamos um agradecimento à Secretaria de Cultura pela cordialidade com que nos receberam.

                                                 Divulgação


                                                Divulgação

Divulgação


CANOAS

A segunda cidade da região metropolitana em que estivemos foi Canoas. Lá chegamos dia 15 de janeiro, numa quinta-feira de céu nublado. Nossas atividades estavam marcadas para às 17h e 18h30min. O workshop aconteceu em uma das salas da Casa Villa Mimosa, onde fomos muito bem recebidos pela Sandra e sua equipe. Foi um dos momentos mais bacanas dos workshops que apresentamos, interação com o público foi o que marcou esse momento.

Divulgação

Crédito: Brenda Garnize

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação


GRAVATAÍ

No dia 20 de janeiro foi a vez de Gravataí receber o circuito Mimicando na Estrada. Estávamos muito ansiosos por esta cidade, pois o ator Alessandro Muller já havia sido premiado com o mesmo personagem no festival de teatro da cidade há mais de 10 anos atrás.
Foi na Praça do Quiosque, às 17h30min que iniciamos mais uma apresentação de “FRITZ”. O público estava um pouco acanhado, chegou sentando nos canteiros de flores, falando baixinho e tentando descobrir o que estava acontecendo. Aos poucos o espetáculo foi tomando forma e conduzindo as pessoas às risadas.
Foi nesta mesma praça que realizamos o workshop sobre o processo de criação cênica do personagem. Este projeto financiado pela Funarte nos permitiu comemorar os 20 anos de existência do personagem passando por várias cidades do estado e, principalmente, por cidades onde nosso trabalho já havia estado antes.


Divulgação

Divulgação

Crédito: Fundarc

Crédito: Eugênio Barbosa

Crédito: Eugênio Barbosa

Crédito: Eugênio Barbosa


VIAMÃO


Quase no final do circuito também passamos por Viamão, cidade onde o ator Alessandro nasceu e viveu por muitos anos. Ali tínhamos amigos esperando pelas atividades e foi muito bacana reencontrá-los e dividir um pouco dos nossos estudos. Pela tarde, na Praça Júlio de Castilhos apresentamos o espetáculo. Já a demonstração aconteceu no Salão Paroquia da Igreja Matriz, onde tivemos um grande público aguardando conhecer como foi a criação do personagem.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação


PORTO ALEGRE

Para fechar nossa circulação com chave de ouro, Porto Alegre!
Escolhemos a Esquina Democrática para apresentar o espetáculo, um espaço onde, queira sim, queira não, faz parte do coração da cidade. Por ali passam para trabalhar, estudar, passear, passam!
Foi no dia 22 de janeiro que uma linda roda para a última apresentação do projeto Mimicando na Estrada. Com direito à todos os tipos de intervenções.

Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso


Nosso último workshop aconteceu no teatro da Cia de Arte, espaço multicultural situado na rua Andradas. Lá aconteceu várias atividades que vão desde aulas de dança, música, oficinas à temporada de espetáculos. Muitos dos nossos amigos puderam ir ao workshop, o que nos deixou muito felizes pela possibilidade de encontro.

Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso

Crédito: Roberto Caruso


Gostaríamos de deixar um agradecimento especial para todos os parceiros envolvidos no projeto, à todas as prefeituras das cidades por onde passamos, às fundações e associações que cederam seus espaços, e aos grupos que nos receberam de portas abertas. Juntos somos todos mais forte pela arte!
Nos vemos na próxima praça!

Lu e Ale


Nenhum comentário:

Postar um comentário